quarta-feira, 4 de julho de 2012

DICAS PARA ESTUDAR E MEMORIZAR


DICAS PARA ESTUDAR E MEMORIZAR


Os fatores básicos para vencer nos estudos são :

1 - Força de vontade e determinação - A força de vontade é mantida quando você sabe exatamente o que deseja fazer na vida, qual o curso a realizar, sua vocação e metas pessoais para o futuro. Quem não sabe o que quer acaba se frustrando e isto afeta a concentração e a assimilação na hora de estudar.

2 - Busque o estado ideal para estudar - O nível ideal de concentração é obtido após um aquecimento inicial. Antes de estudar faça alongamento, meditação, ou uma rápida caminhada a fim de ajudá-lo a criar disposição e sair do estado inercial.

3 - Procure um lugar calmo, com boa ventilação e iluminação - Identifique as causas que não o deixam se concentrar: barulhos, pessoas, preocupações, conflitos. Controlando-as renderá mais.

4 - Elimine vícios de leitura que consomem suas energias - estudar deitado, ler sentado com postura inadequada, ler sem objetivo definido, ler muito sem fazer pausas para descanso.

5 - Leia e releia em voz alta tentando explicar o assunto, como se estivesse dando uma aula para si próprio ou para alguém - Faça isto várias vezes se o assunto for difícil.

6 - Evite o estresse - porque ele é o maior inimigo da memória. Tenha um tempo de descanso e lazer. Reconheça seus limites.

7 -Durma bem - No sono o cérebro "salva" o conhecimento novo. Para dormir bem deverá evitar: fumo, bebidas alcoólicas, cafeína, refeições pesadas antes de dormir, preocupações.

8 - Tenha uma boa alimentação e elimine mitos - "Minha memória é fraca", "fulano é um gênio, por isto vai bem nos exames". Os campeões de notas  revelam que não são gênios, pois estudam muito.

9 - Planeje seu tempo de estudo - Crie uma estratégia. Estabeleça metas diárias, semanais e mensais. Faça um cronograma para cumprir até o dia da prova. Estude uma quantidade de matéria por dia. Concilie tempo de estudo x trabalho x lazer.

10 - Encontre sua melhor hora para render - Manhã? Tarde? Noite? Os melhores estudantes sabem o que, como, quando e quanto estudar. Estudar todo dia um pouco é melhor do que tudo num só dia.

11 - Tenha todo o material de estudo organizado perto de você - assim evitará interrupções.

12 - Leia a matéria antes da aula - para ficar inteirado do assunto. Isto facilita muito a assimilação porque motiva a prestar mais atenção durante a exposição do professor. Poderá fazer a pré-leitura minutos antes da aula. Ler antes da aula gera dúvidas que ajudam a manter a concentração para tentar elucida-las.

13 - Faça uma pré-leitura do texto antes de aprofundar o estudo - Não sublinhe nada nesta fase inicial porque ela serve apenas para ter uma visão geral do assunto.

14 - Faça possíveis perguntas que podem ser feitas nas provas.

15Sublinhe - Sublinhe os tópicos mais importantes para facilitar a criação de resumos, esquemas e as revisões. Sublinhar gera concentração.

16 - Faça perguntas e tente responde-las  - a fim de verificar se realmente aprendeu o assunto.

17 - Nas matérias Exatas (MATEMÁTICA…) pratique bastante os exercícios.

18 - No outro dia procure lembrar do que estudou. Se não lembrar, estude de novo.

19 - Faça revisões regulares - Recapitule o que foi dado em sala de aula no máximo 24 horas depois. Sem revisão não há memorização duradoura.

20 - Faça intervalos de 10 a 15 minutos a cada 50 ou 60 minutos de estudo - para evitar a fadiga e a falta de concentração.

21 - Recompense o final da jornada de estudo - escutando música, namorando, conversando com amigos.

22 - Varie a matéria para manter a concentração.

23 - Torne o estudo um processo ativo - busque relações, veja implicações, encontre sentido, detecte lógica, compare, selecione, classifique, ordene, faça resumos ou esquemas, crie desafios, supere limites, interaja com o conhecimento, imagine, invente, enxergue vantagens, experimente, teste, escreva, ensine o que aprendeu, solucione problemas com o novo conhecimento, questione, critique e opine.

24 - Tenha o máximo de atenção nas aulas - para economizar tempo de estudo em casa.

25 - Como ficar activo na sala de aula? - Anote os pontos principais na forma de palavras-chave enquanto o professor fala. Ao final da aula tente lembra delas. O acto de anotar mantém a concentração. Não escreva o tempo todo, apenas anote o essencial.

26 - Faça seu plano de estudo - combinando estratégias, técnicas, artifícios e ritmos adequados ao seu estilo de vida.

POR: ESMENIO FERREIRA

3 comentários:

  1. Gostei muito... Queria uma ajuda tua, eu só um trabalhador estudante estou a ter uma dificuldade de memorizar e interpretar a matéria.
    Preciso de algumas instruções agradecia.

    ResponderExcluir
  2. Olá queridos cidadãos
    Nossa estrutura fornece fundos que variam de 2.000 a 8.000.000 euros, com um retorno de acordo com seu orçamento. o interesse é de 3%. Para qualquer solicitação, entre em contato conosco pelo e-mail: pierredubreuil35@gmail.com
    Wathsapp: +33 7 55 13 33 12

    ResponderExcluir