quarta-feira, 4 de julho de 2012

APRENDIZAGEM E MEMÓRIA CAPTAR, COMPÊNDER E ORGANIZAR


APRENDIZAGEM E MEMÓRIA
CAPTAR, COMPÊNDER E ORGANIZAR

1º Captação - A captação é a primeira etapa.
Ler um texto, ouvir um professor e observar a realidade são formas diferentes de captação. Uma boa captação dos assuntos implica:
Compreender, antes de decorar;
Organizar as ideias;
Relacionar os conhecimentos.
A memória tem de ser apoiada pela inteligência que compreende, organiza e relaciona.
2º Compreender - Há coisas que um estudante precisa de decorar. Para decorar, existem várias técnicas. Alguns estudantes repetem a matéria em voz alta. Outros gravam fitas que ouvem mecanicamente. Outros ainda inventam artifícios, truques, etc. Tudo isto pode resultar, mas resulta por pouco tempo, se não existir compreensão da matéria que se pretende aprender. Só as coisas compreendidas entram na memória «a longo prazo». Decorar sem compreender é uma técnica que deixa as coisas «presas por alfinetes». É, por isso, uma técnica muito falível, mesmo para quem deseja apenas aprender para «despejar» numa prova. A memória põe de lado o que não compreende e não considera útil.
O estudante que decora sem compreender faz um esforço inglório e desperdiça o seu tempo. Frequentemente «baralha» as coisas e nem sequer tem consciência dos erros que comete. Antes de decorar, é necessário compreender a matéria, perceber o seu significado e a sua aplicação.
3º Organizar – a capacidade de aprender e recordar aumenta quando os assuntos são bem estruturados e fazem sentido. Memoriza-se melhor um todo ordenado do que fragmentos isolados. É por isso que os autores dos manuais se preocupam em arrumar bem a matéria, para que os estudantes a captem melhor. A memória imediata e espontânea capta facilmente o que é simples e agradável. A memória activa ou intencional obriga a pessoa a organizar e a arrumar as suas ideias, no «ficheiro cerebral», de modo a poder conservá-las.
Construir uma casa não é amontoar tijolos. Do mesmo modo, aprender não é amontoar ideias dispersas no cérebro, como se fosse um cofre qualquer. Aprender é saber «arquivar» os conhecimentos com organização. Organizar as ideias implica, entre outras, duas condições básicas:
Descobrir e fixar a ideia-base, a regra ou o princípio organizador da matéria. O cérebro guarda melhor as informações arrumadas em torno da ideia principal. De pouco vale o esforço, se não se capta o essencial.
Não perder de vista o todo. Quando a matéria é complexa ou em grandes quantidades, é aconselhável dividi-la em partes e captar uma de cada vez. Porém, não se deve perder a ligação de cada parte com o todo. Para tal, poder-se-á fazer uma rápida revisão da matéria já aprendida, antes de partir para novas aprendizagens.
Auto-avaliação - A segunda etapa do método para a memorização é a auto-avaliação. Depois da captação de uma determinada matéria (um capítulo, por exemplo), o estudante ganha se fizer uma auto-avaliação ou exame a si próprio para tomar consciência do seu saber e da sua ignorância. Porque há grande diferença entre saber e julgar que se sabe! A auto avaliação é um termómetro para medir a aprendizagem e uma bússola para orientar o estudo.

4º Medir a aprendizagem - Para medir o seu nível de aprendizagem, o estudante deverá fechar o livro ou o caderno de apontamentos e tentar reproduzir, de forma pessoal (mentalmente, em voz alta ou por escrito), o essencial do que assimilou. Sugerimos três processos eficientes de auto-avaliação. O estudante poderá inventar outros ou escolher um destes:
Elaborar esquemas ou resumos e confrontá-los com o texto original.
Resolver os exercícios apresentados nos manuais e verificar as soluções. sempre que as houver.
Fazer perguntas a si próprio sobre os pontos mais significativos da matéria e redigir respostas claras e rigorosas. Escrever respostas permite verificar melhor o que se sabe e o que se ignora.

2 comentários:

  1. Olá queridos cidadãos
    Nossa estrutura fornece fundos que variam de 2.000 a 8.000.000 euros, com um retorno de acordo com seu orçamento. o interesse é de 3%. Para qualquer solicitação, entre em contato conosco pelo e-mail: pierredubreuil35@gmail.com
    Wathsapp: +33 7 55 13 33 12

    ResponderExcluir