APRENDIZAGEM
E MEMÓRIA
CAPTAR, COMPÊNDER E ORGANIZAR
1º Captação - A captação é
a primeira etapa.
Ler um texto,
ouvir um professor e observar a realidade são formas diferentes de captação. Uma
boa captação dos assuntos implica:
Compreender,
antes de decorar;
Organizar as
ideias;
Relacionar os
conhecimentos.
A memória tem de
ser apoiada pela inteligência que compreende, organiza e relaciona.
2º Compreender -
Há
coisas que um estudante precisa de decorar. Para decorar, existem várias
técnicas. Alguns estudantes repetem a matéria em voz alta. Outros gravam fitas
que ouvem mecanicamente. Outros ainda inventam artifícios, truques, etc. Tudo
isto pode resultar, mas resulta por pouco tempo, se não existir compreensão da
matéria que se pretende aprender. Só as coisas compreendidas entram na memória
«a longo prazo». Decorar sem compreender
é uma técnica que deixa as coisas «presas por alfinetes». É, por isso, uma
técnica muito falível, mesmo para quem deseja apenas aprender para «despejar» numa prova. A memória põe de lado o que
não compreende e não considera útil.
O estudante que decora sem compreender
faz um esforço inglório e desperdiça o seu tempo. Frequentemente
«baralha» as coisas e nem sequer tem consciência dos erros que comete. Antes de decorar, é necessário compreender
a matéria, perceber o seu significado e a sua aplicação.
3º Organizar – a capacidade de
aprender e recordar aumenta quando os assuntos são bem estruturados e fazem
sentido. Memoriza-se melhor um todo ordenado do que fragmentos
isolados. É por isso que os autores dos manuais se preocupam em arrumar bem
a matéria, para que os estudantes a captem melhor. A memória imediata e
espontânea capta facilmente o que é simples e agradável. A memória activa ou
intencional obriga a pessoa a organizar e a arrumar as suas ideias, no
«ficheiro cerebral», de modo a poder conservá-las.
Construir
uma casa não é amontoar tijolos. Do mesmo modo, aprender não é amontoar ideias
dispersas no cérebro, como se fosse um cofre qualquer. Aprender é saber «arquivar» os conhecimentos com organização. Organizar
as ideias implica, entre outras, duas condições básicas:
Descobrir e
fixar a ideia-base, a regra ou o princípio organizador da matéria. O
cérebro guarda melhor as informações arrumadas em torno da ideia
principal. De pouco vale o esforço, se não se capta o essencial.
Não perder
de vista o todo. Quando a matéria é complexa ou em grandes quantidades, é
aconselhável dividi-la em partes e captar uma de cada vez. Porém, não se deve
perder a ligação de cada parte com o todo. Para tal, poder-se-á fazer uma
rápida revisão da matéria já aprendida, antes de partir para novas
aprendizagens.
3º Auto-avaliação
- A segunda etapa do método para a memorização é a auto-avaliação.
Depois da captação de uma determinada matéria (um capítulo, por exemplo), o
estudante ganha se fizer uma auto-avaliação ou exame a si próprio para tomar
consciência do seu saber e da sua ignorância. Porque há grande diferença entre
saber e julgar que se sabe! A auto avaliação é um termómetro para medir a
aprendizagem e uma bússola para orientar o estudo.
4º Medir a
aprendizagem - Para
medir o seu nível de aprendizagem, o estudante deverá fechar o livro ou o caderno
de apontamentos e tentar reproduzir, de forma pessoal (mentalmente, em voz alta
ou por escrito), o essencial do que assimilou. Sugerimos três processos
eficientes de auto-avaliação. O estudante poderá inventar outros ou escolher um
destes:
Elaborar
esquemas ou resumos e confrontá-los com o texto original.
Resolver os
exercícios apresentados nos manuais e verificar as soluções. sempre que as
houver.
Fazer
perguntas a si próprio sobre os pontos mais significativos da matéria e redigir
respostas claras e rigorosas. Escrever respostas permite verificar melhor o que
se sabe e o que se ignora.
Muito útil ! Obrigada
ResponderExcluirOlá queridos cidadãos
ResponderExcluirNossa estrutura fornece fundos que variam de 2.000 a 8.000.000 euros, com um retorno de acordo com seu orçamento. o interesse é de 3%. Para qualquer solicitação, entre em contato conosco pelo e-mail: pierredubreuil35@gmail.com
Wathsapp: +33 7 55 13 33 12